Google

PSICOTERAPIA

Evidente que ninguém mais trata Depressão, Depressão bipolar, Psicose, Distimia, Distúrbio Afetivo Bipolar sem medicamentos. Mas mesmo assim a psicoterapia é importante em muitas doenças psiquiátricas. Psicoterapia não trata apenas problemas emocionais, sentimentais, problemas com os pais e de relacionamento.
Existem vários tipos de Psicoterapia: Analítica, Psicanálise, Psicoterapia Cognitivo Comportamental, Psicoterapia Comportamental, Terapia de Casal, Familiar, Aconselhamento, Treinamento (Coaching), etc.
Você vai ver seu Psiquiatra em média a cada 6 meses, às vezes a cada ano, mas seu psicoterapeuta inicialmente a cada semana, depois a cada quinzena ou mês (conforme o caso e a técnica de psicoterapia), portanto o terapeuta pode ajudar muito no tratamento.
Logicamente, tem que ser um psicoterapeuta (cuja formação acadêmica pode ser psicologia ou medicina, portanto pode ser psicólogo, psicóloga ou psiquiatra) que entenda de medicamentos, da necessidade das doenças serem medicadas, que não seja "contra remédio" e que converse com seu psiquiatra clínico.
Em muitos casos a combinação de medicação mais psicoterapia é mais eficaz do que medicação sozinha. Em algumas doenças ela é indispensável. Por exemplo: uma Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social que tenha começado muito cedo na vida de uma pessoa.
Foi provado cientificamente que em Depressão, Depressão Bipolar, Psicose, Distimia, Distúrbio Afetivo Bipolar, entre outras, a Psicoterapia pode ser importante pelo seguinte:
Aumenta a adesão ao tratamento. Estamos falando de doenças de longa duração, seja de da doença, seja de manutenção dos remédios. Mesmo que essa doenças tenham passado, geralmente a manutenção da medicação é por longo tempo. A psicoterapia ajuda a manter o uso disciplinado dos medicamentos.
Ajuda a manter o ritmo de atividade, lazer, sono que é importante na manutenção da saúde.
A psicoterapia detecta sintomas e recaídas em estágios bem iniciais.
Ela minimiza o impacto negativo da doença na vida pessoal, acadêmica, profissional.
A Psicoterapia ajuda a identificar a presença de efeitos colaterais dos medicamentos. Exemplo: impregnação de neuroléptico (Antipsicótico) pode simular uma Depressão e pode piorar o sono por causa da Acatisia (necessidade de mexer as pernas).
Ela ajuda a diferenciar o que é sintoma da doença e o que é uma circunstância normal da vida que possa estar deixando a pessoa mais ansiosa ou mais triste por exemplo.

Nenhum comentário: